Reservas de Hotéis Aluguel de Carro Passagens Aéreas
 Quem somos   |   Formas de Pagamento    |    Compromisso com o Menor Preço   |    Vantagens    |   Segurança    |   Privacidade
Passagens Aéreas Promocionais
Nacionais

Internacionais

No Exterior

Viajando para o Brasil

Viajando entre países

 

Nacionais

Internacionais

 

Brasil

Exterior

 

Seguro viagem

Passaporte

Vistos

Pacotes turisticos

Consulados
Hotéis em São Paulo

Embaixadas do Brasil

Mapa do Site

 

Dicas de Saúde

Guia do Passageiro

Bagagem

Alfândega

Viagens Exterior

Glossário

Chamadas a Cobrar

Santa Cruz de La Sierra - BO

Santa Cruz de La Sierra é uma cidade da Bolívia. Localiza-se no centro do país, nas margens do Rio Piray.


A 417 metros acima do nível do mar, Santa Cruz de La Sierra está no meio de um fértil território que conta com importantes reservas de gás e petróleo.
Tem início em Santa Cruz de La Sierra o Gasoduto Brasil-Bolívia, com 3.150 quilômetros de extensão, sendo 2.593 em território brasileiro e 557 em território boliviano, exportando para o Brasil gás natural. A construção do gasoduto começou em 1997 e suas operações iniciaram em 1999.

A cidade foi desenhada em círculos concêntricos, com a parte antiga da cidade, conhecida como Casco Viejo, no centro do primeiro anel.
No Casco Viejo é onde muito do movimento comercial e cultural ocorre, e onde está localizada a Plaza 24 de Septiembre, que recebeu este nome em homenagem a data do primeiro levante pelo movimento de independência de Santa Cruz de La Sierra. Atualmente é um importante local de reunião, onde locais e visitantes deixam-se ficar e observar o movimento.
A Catedral Metropolitana, também conhecida como Basílica Menor de San Lorenzo, foi projetada pelo arquiteto francês Felipe Bertres em 1845, modificada em um estilo neoclássico pelo galês León Musnier e concluída em 1915 pelo italiano Víctor Querezolo.
Foi construída inteiramente de ladrilhos e cal, e em seu altar principal, parte da cobertura original foi talhada em prata na Missão Jesuítica de San Pedro de Moxos, e tem quatro alto-relevos esculpidos que também vieram da mesma Missão. Abriga ainda o El Museo de Arte Sacra de la Catedral Carlos Gericke Suárez, que exibe belos tesouros artísticos da Igreja, sendo um dos mais importantes do seu tipo na Bolívia. Incluí pinturas, esculturas e outros tesouros de prata, que pertencem à Catedral e outras igrejas da região.

Os escritórios administrativos do governo municipal estão localizados ao norte da Plaza 24 de Septiembre, e o edifício pertence à empresa alemã Seller & Moser, que foi bastante importante na época em que a extração de borracha prosperava.
Outra bela construção antiga, o Centro de Interpretación Turística y Cultural – CITC - oferece exposições permanentes e itinerantes de turismo, cultura, economia e outras informações sobre Santa Cruz de La Sierra. O edifício pertenceu ao Banco Del Estado e ainda conserva em seu interior o cofre com a marca “The Mosler Safe Company”, datado do meio do século passado, utilizado para guardar propriedades públicas e privadas.
A Casa Municipal de Cultura Raúl Otero Reiche também oferece exibições de arte, peças de teatro, conferências e outras atividades culturais. Foi fundada em 1968, nomeada em homenagem ao poeta e escritor Raúl Otero Reiche, que concedeu esplendor e glória às artes escritas em Santa Cruz de La Sierra durante a primeira metade do século XX.

O prédio do Museo Regional de Historia é considerado um marco de arquitetura e foi construído em 1915 pelo arquiteto Juan Knez. A estrutura antiga de dois níveis corresponde á Art Nouveau, com a maior parte do material vindo da Argentina e com os itens de decoração trazidos de Paris. O museu é administrado pela Universidade Pública local, a Universidad Autónoma Gabriel René Moreno e oferece três exibições públicas permanentes. O andar superior exibe peças de arqueologia descobertas durante escavações feitas para a construção do gasoduto Bolívia-Brasil. O museu tem ainda uma biblioteca e documentos que datam desde o ano de 1600.
O Museo de Historia Natural Noel Kempff Mercado abriga uma variedade de coleções arqueológicas, biológicas, paleontológicas, de flora e fauna, assim como uma pequena livraria.
Esta coleção tem 5.000 fósseis, 50.000 espécies botânicos, 135.000 insetos, 1.960 mamíferos, 22.000 mostras de peixes, 4.920 répteis e 2.685 anfíbios. O museu foi nomeado em homenagem ao Professor Noel Kempff Mercado, que era reconhecido como um naturalista local e criador do Zoológico Municipal e do Jardim Botânico.
Espalhado sobre uma superfície de seis hectares de terra, o Zoológico Municipal de Santa Cruz exibe a fauna da América do Sul, e o Jardim Botânico ocupa uma área de 186 hectares de bosques muito bem preservados que incluem uma mostra representativa da flora da região. Conta também com cerca de 6 km de trilhas e um a pequena lagoa.

Se o clima tropical de Santa Cruz de La Sierra obriga os visitantes a desfrutar do sol e de sua exuberante vegetação, opções de atrações ao ar livre não faltam.
Samaipata, também chamada de El Fuerte, é um conjunto de entalhes em rocha, de origem pré-incaica, com mais de 200m de comprimento por 60m de largura, e ainda indecifrada. Na região há ainda várias cavernas pintadas e uma depressão conhecida por El Hueco, cuja função ainda não foi compreendida pelos arqueólogos. O local é tombado Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO.
Foi onde morreu Ernesto Che Guevara, e o local de exuberante natureza, tem um museu arqueológico e o turismo explora a "Rota de Che”, que segue os passos do líder revolucionário no país.
Aqualand e Playlando são dois parques de diversão, jogos e piscinas, destinados principalmente ao público infantil, que ficam ao Norte da cidade.
As Cabanas do Piraí ficam a oeste da cidade, e onde é possível saborear pratos típicos, próximo ao rio Piraí, local preferido dos cruceños nos calorosos dias de verão, quando a temperatura chega muitas vezes a 40ºC.
Em toda a parte, a gente local se considera joviais e bondosos, e a frase “La Hospitalidad es ley de los Cruceños” enche seu povo de orgulho e se faz sentir presente...
 

Por Verônica Moschetta

 

 

Este site é operado pela Ponto Tur Viagens e Turismo. Copyright© 2006 Ponto Tur. Todos os direitos reservados.

 
 
 

 

Aluguel de Carro


Seguro de viagem     São Paulo

Reserva de Hotel

pacotes turisticos