Reservas de Hotéis Aluguel de Carro Passagens Aéreas
 Quem somos   |   Formas de Pagamento    |    Compromisso com o Menor Preço   |    Vantagens    |   Segurança    |   Privacidade
Passagens Aéreas Promocionais
Nacionais

Internacionais

No Exterior

Viajando para o Brasil

Viajando entre países

 

Nacionais

Internacionais

 

Brasil

Exterior

 

Seguro viagem

Passaporte

Vistos

Pacotes turisticos

Consulados
Hotéis em São Paulo

Embaixadas do Brasil

Mapa do Site

 

Dicas de Saúde

Guia do Passageiro

Bagagem

Alfândega

Viagens Exterior

Glossário

Chamadas a Cobrar

Salvador - BA

 

Em 1501 a primeira expedição de reconhecimento da terra de Cabral descobriu Salvador. Salvador, atual capital da Bahia, foi a capital brasileira durante 214 anos, de 1549 a 1763, e é a terceira cidade mais populosa do Brasil, depois de São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Salvador se revela na arquitetura. O Centro Histórico de Salvador reúne mais de mil sobrados, palacetes, solares, igrejas e conventos erguidos nos séculos VXI, XVII e XVIII e é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional e considerado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

 

O Pelourinho é o coração do Centro Histórico. A região pródiga em atrações, lojas, restaurantes e bares exibe novidades, como a revitalização da Santa Casa de Misericórdia, que ainda está no início. Na área da Cidade Baixa, a boa notícia é a abertura do forte de São Marcelo.

 

Em um final de tarde, o visitante pode apreciar a bela vista da baía no maior elevador público do Brasil, o elevador Lacerda, que liga a Cidade Baixa à Cidade Alta. Do elevador também se observa o Mercado Modelo, conhecido pelas simpáticas rodas de capoeira e pelo artesanato.

 

Dizem ainda que em Salvador existem 365 igrejas, uma para cada dia do ano, mas a igreja do Senhor do Bonfim é a maior devoção de baianos e de turistas que não saem de lá sem uma fitinha com três nós e três pedidos.

 

A orla de Salvador tem 50 km de praias e assim como na cidade, elas também estão divididas entre a parte baixa e a alta. As da Cidade Alta são banhadas pelo Oceano Atlântico, enquanto as da Baixa estão sob influência da Baía de Todos os Santos, por isso nessa região as águas são mais calmas.

 

Os points da agitação ficam na Praia do Farol e no Porto da Barra, na entrada da Baía. O sossego está nas praias do Flamengo e Stella Mares. Para os surfistas, Jaguaribe, Itapuã, Amaralina e Armação. Além da diversão, as águas de Salvador também são palco da religiosidade. Há, por exemplo, a famosa Procissão do Senhor dos Navegantes, na Boa Viagem, no mês de janeiro, e em 2 de fevereiro acontece na praia do Rio Vermelho uma das maiores manifestações públicas do Candomblé, a festa de Iemanjá.

 

Depois, vem uma seqüência de festejos, entre os quais se destaca a Lavagem do Bonfim, uma quilométrica procissão com todos vestidos de branco, entre a igreja da Conceição e a do Bonfim, no alto da Colina Sagrada. Ao chegarem, baianas vestidas tipicamente despejam seus vasos com água de cheiro no adro da igreja e sobre as cabeças dos fiéis, num ritual de fé e esperança.

 

Entre Fevereiro e Março ocorre o tão esperado Carnaval. Durante sete dias, da quarta-feira até a manhã da quarta-feira de Cinzas, acontece a maior festa do mundo em participação popular, que toma toda a cidade de foliões, vestidos nos abadás e becas de seus blocos preferidos ou com fantasias e pulando como "pipoca" atrás dos trios independentes, rumo aos diversos circuitos do carnaval.

 

O Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luis Eduardo Magalhães é o sexto aeroporto em movimentação de passageiros no Brasil. São 80 vôos regulares diários para todas as Capitais do País e cerca de 32 vôos internacionais semanais com destino a 18 cidades de 13 países e três continentes. Também pode se chegar a Salvador por via terrestre a partir do Sul e do Norte do país, pelas rodovias BR-101 e BR-116, fazendo o prolongamento com a BR-324. Dos demais estados do Nordeste chega-se a Salvador pela Linha Verde, estrada litorânea que liga Sergipe à Bahia, e a partir do Oeste o acesso é pela BR-242 e BR-349, fazendo conexão com a BR-324, que liga Feira de Santana à capital.

 

 

Por Verônica Moschetta

 

 

Este site é operado pela Ponto Tur Viagens e Turismo. Copyright© 2006 Ponto Tur. Todos os direitos reservados.