Reservas de Hotéis Aluguel de Carro Passagens Aéreas
 Quem somos   |   Formas de Pagamento    |    Compromisso com o Menor Preço   |    Vantagens    |   Segurança    |   Privacidade
Passagens Aéreas Promocionais
Nacionais

Internacionais

No Exterior

Viajando para o Brasil

Viajando entre países

 

Nacionais

Internacionais

 

Brasil

Exterior

 

Seguro viagem

Passaporte

Vistos

Pacotes turisticos

Consulados
Hotéis em São Paulo

Embaixadas do Brasil

Mapa do Site

 

Dicas de Saúde

Guia do Passageiro

Bagagem

Alfândega

Viagens Exterior

Glossário

Chamadas a Cobrar

Recife - PE

 

Localizada no litoral do Oceano Atlântico, Recife é a capital do estado brasileiro de Pernambuco. Apesar da vizinha Olinda, situada na região metropolitana do Recife, ter sido a primeira capital da capitania de Pernambuco, Recife é a capital mais antiga do Brasil, fundada em 1537.

 

Monumentos como o Convento de Santo Antônio, o Museu de Arte Sacra, anexo à Capela Dourada da Ordem Terceira - uma das mais expressivas representantes da arte barroca brasileira, e a Catedral de São Pedro dos Clérigos, que fica no Pátio de São Pedro, sítio histórico com construções do período colonial, valem uma visita. Ainda no Pátio há a Casa do Carnaval, que abriga em seu acervo um vasto material sobre a cultura carnavalesca e outras manifestações locais. Nos fins de semana podem ser vistas apresentações folclóricas.

 

Uma visita imperdível é a Casa de Cultura de Pernambuco, ex-presídio circular transformado em centro cultural onde as 150 celas viraram lojinhas de artesanato. No local, fica também o Museu do Frevo e a Fundação de Desenvolvimento da Cultura Negra. Outra parada obrigatória é o badalado bairro do Recife Antigo, onde ficam o Marco Zero, o Porto do Recife e o Forte Brum, além de agitadas casas noturnas.

 

Distante apenas seis quilômetros de Recife, Olinda abriga história e patrimônio e recebeu da Unesco o título de Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade.

Diz a lenda que seu nome vem do espanto de um fidalgo português quando chegou ao vilarejo e deparou-se com a beleza do lugar: "Oh, linda situação para construir uma vila”.

 

Na Praia de Boa Viagem, uma das mais famosas da região, pode-se sentar num dos inúmeros quiosques do calçadão para saborear frutos do mar, um suco de frutas típicas ou uma água-de-coco bem gelada. Um pouco mais à frente está a Praia do Pina, antiga colônia de pescadores e atualmente um pólo de restaurantes e barzinhos.

 

As melhores praias estão um pouco distantes do centro. A melhor opção é seguir em direção ao sul de Recife começando por Gaibú e Pedra do Xaréu. Pertinho dali, Calhetas é ideal para passar o dia inteiro no sol e mergulhado nas águas calmas e mornas. Após a praia, bem ao lado de Calhetas, a pedida é um almoço na Praia Paraíso, só de pedras, com restaurantes típicos de pescadores, servindo peixes e crustáceos fresquinhos e bem temperados. Mais ao sul ficam Tamandaré e Carneiros.

 

A 60 quilômetros de Recife, no município de Ipojuca, fica o distrito de Porto de Galinhas. O nome tem origem na época do tráfico de escravos, quando, para não pagar imposto, os negros eram escondidos sob engradados de galinhas-d'angola e vendidos com a senha "tem galinha nova no porto".

 

São 18 quilômetros divididos em nove praias. Na de Muro Alto há uma piscina natural formada pelo represamento da água do mar pelos recifes e Maracaípe é a praia dos surfistas na temporada.

 

A 47 quilômetros de Recife fica a Ilha de Itamaracá e uma traineira adaptada leva passageiros por um passeio pelo Canal de Santa Cruz, onde é possível conferir os manguezais e a vegetação nativa, além de parar para um mergulho. Em Coroa do Avião, uma ilhota entre a Praia de Itamaracá e a desembocadura do canal, o forte são as atividades náuticas, como o jet ski e banana boat.

 

O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre teve sua capacidade ampliada para 5 milhões de passageiros por ano. Recife está a 120 km de João Pessoa, na Paraíba, 250 km de Maceió, em Alagoas e 320 km de Natal, no Rio Grande do Norte.

 

 

Por Verônica Moschetta

 

 

Este site é operado pela Ponto Tur Viagens e Turismo. Copyright© 2006 Ponto Tur. Todos os direitos reservados.