Reservas de Hotéis Aluguel de Carro Passagens Aéreas
 Quem somos   |   Formas de Pagamento    |    Compromisso com o Menor Preço   |    Vantagens    |   Segurança    |   Privacidade
Passagens Aéreas Promocionais
Nacionais

Internacionais

No Exterior

Viajando para o Brasil

Viajando entre países

 

Nacionais

Internacionais

 

Brasil

Exterior

 

Seguro viagem

Passaporte

Vistos

Pacotes turisticos

Consulados
Hotéis em São Paulo

Embaixadas do Brasil

Mapa do Site

 

Dicas de Saúde

Guia do Passageiro

Bagagem

Alfândega

Viagens Exterior

Glossário

Chamadas a Cobrar

Manaus - AM

 

Manaus é a capital do maior estado brasileiro, o Amazonas e tem esse nome em homenagem à nação indígena dos Manaós, que significa Mãe dos Deuses. Manaus é um portão de entrada para a Amazônia, a maior floresta tropical do planeta e situa-se a margem esquerda do Rio Negro, próxima ao encontro com as águas do Rio Solimões, cujas diferenças em suas características da água proporcionam um espetáculo quando as águas dos Rios Negro e Solimões deslizam lado a lado para formarem o Rio Amazonas.

 

A cidade de Manaus nasceu na época do Brasil colônia, mas, a maioria dos lugares históricos data do final do século XIX e início do XX, quando a capital do Amazonas se destacou nacionalmente, em função da exploração da borracha. Considerada a cidade brasileira mais desenvolvida e uma das mais prósperas cidades do mundo, Manaus era a única cidade do país a ter luz elétrica e sistema de água encanada e esgotos e outras tecnologias que as demais cidades do Brasil ainda não possuíam, tais como bondes elétricos, avenidas construídas sobre pântanos aterrados, edifícios imponentes e luxuosos.

 

O Porto de Manaus fica bem no Centro. Ele é constituído de cais flutuantes, projetados para acompanhar as enchentes e vazantes do rio Negro. De lá se enxerga o Prédio da Alfândega, o primeiro pré-fabricado no Brasil, importado da Inglaterra, e que é dos projetos arquitetônicos de estilo europeu, que estão espalhados por Manaus. Ainda no centro da cidade, vale conhecer duas construções da Praça São Sebastião: o Teatro Amazonas e a Igreja de São Sebastião. O teatro é o prédio mais importante de Manaus, um retrato da época de ouro da cidade, e do outro lado da rua está a Igreja de São Sebastião, com um presépio em tamanho natural.

 

Manaus dá um exemplo de preservação e respeito ao meio ambiente com a implantação de seis parques ambientais, inclusive com a inauguração da Reserva Duck, maior jardim botânico do mundo.

 

Vale uma visita o Parque Municipal do Mindu e ao Bosque da Ciência, que pertence ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. e onde estão os resultados das pesquisas feitas na Amazônia.

 

Devido às constantes chuvas geradas pelo clima quente e úmido, as estações do ano são um pouco diferentes. O verão é considerado o período em que a chuva tira férias, de junho a novembro. Como o calor é constante o ano inteiro, as pessoas sempre curtem a praia de Ponta Negra ou a do Tupé no rio Negro.

 

Ao lado das belezas naturais Manaus conta com um parque industrial com mais de 600 empresas, cuja tecnologia de ponta é a mesma utilizada nos mais avançados centros de produção de todo o mundo.

 

A Zona Franca de Manaus foi criada para ajudar no desenvolvimento da região, trazendo indústrias ao que hoje é o pólo industrial de Manaus, e foi baseada na criação de uma área de livre comércio de importação, exportação e de incentivos fiscais especiais.

 

Incluindo várias lendas e mitos indígenas, o folclore amazônico é um dos mais ricos do país. Uma delas é a lenda do boi-bumbá, uma mistura do bumba-meu-boi nordestino com lendas indígenas e ribeirinhas. O forte da festa é no final de junho, na ilha de Parintins.

 

A maioria das capitais brasileiras oferece vôos diários para Manaus. As BRs da região são 174, 230, 317 e 319, Manaus fica entre a primeira e a última.

 

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes é o terceiro em movimentação de cargas do Brasil, por onde passa a demanda de importação e exportação do Pólo Industrial de Manaus.

 

Por Verônica Moschetta

 

 

Este site é operado pela Ponto Tur Viagens e Turismo. Copyright© 2006 Ponto Tur. Todos os direitos reservados.