Reservas de Hotéis Aluguel de Carro Passagens Aéreas
 Quem somos   |   Formas de Pagamento    |    Compromisso com o Menor Preço   |    Vantagens    |   Segurança    |   Privacidade
Passagens Aéreas Promocionais
Nacionais

Internacionais

No Exterior

Viajando para o Brasil

Viajando entre países

 

Nacionais

Internacionais

 

Brasil

Exterior

 

Seguro viagem

Passaporte

Vistos

Pacotes turisticos

Consulados
Hotéis em São Paulo

Embaixadas do Brasil

Mapa do Site

 

Dicas de Saúde

Guia do Passageiro

Bagagem

Alfândega

Viagens Exterior

Glossário

Chamadas a Cobrar

 

Macapá - AP

O nome da capital do Amapá é de origem tupi, com uma variação de macapaba, que quer dizer lugar de muitas bacabas, um fruto de palmeira nativa da região.

 

A vocação maior de Macapá é o comércio, uma vez que sua posição geográfica privilegiada favorece relações comerciais com a América Central, América do Norte e a Europa. A criação da Zona de Livre Comércio de Macapá ocorreu em dezembro de 1991 e possibilitou a abertura de oportunidades econômicas nos setores de indústria, comércio, serviços e turismo.

 

Macapá é a única capital brasileira banhada pelas águas do rio amazonas, localizando-se na sua foz à margem esquerda. Um passeio pelo maior rio do mundo apresenta a vista do canal norte e suas numerosas ilhas e praias fluviais, e uma oportunidade de conferir como o amazônico típico vive em suas palafitas sobre as águas.

 

A orla do Amazonas em Macapá está cheia de barzinhos e restaurantes, e o rio proporciona duas praias; uma na região urbana que é a do Araxá e a outra a alguns quilômetros do centro da cidade, chamada de Fazendinha. Durante o mês de julho acontece o Macapá Verão, programação desenvolvida com cantores regionais e muito lazer em vários pontos da cidade.

 

O Complexo Beira Rio é o mais novo cartão postal da cidade, composto pela Praça Abdallah Houat e diversos quiosques de alimentação a poucos metros do rio Amazonas, oferecendo área de mezanino e passarela a céu aberto, com pista de patins e de cooper, playground infantil e espaço livre para o lazer.

 

Macapá é a única capital no Brasil cortada pela linha imaginária do Equador. No Estádio Zerão a linha do meio do campo também divide o mundo, assim como no monumento Marco Zero do Equador. De um lado o Hemisfério Norte, do outro o Hemisfério Sul.

 

Macapá ainda é um ótimo lugar para ver o fenômeno do Equinócio, a passagem do sol sobre a linha do Equador, que acontece nos dias 21 de março e 23 de setembro, quando as noites e os dias duram exatamente 12 horas em qualquer lugar do planeta. O Equinócio marca o início de diferentes estações nos dois hemisférios do planeta, quando no Sul é primavera e no lado Norte começa o outono.

 

O museu de plantas medicinais Valdomiro Gomes hoje se transformou no museu do desenvolvimento sustentável e mostra os trabalhos de pesquisas realizados pelo IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas.

 

A construção da Fortaleza de São José de Macapá levou 18 anos para sua conclusão e foi realizada para evitar incursões estrangeiras. Edificada em estilo neoclássico, a 18 metros acima do nível do mar, possui em seu interior, paiol de pólvora, hospital, praça de armas, capela e quartinas.

 

Localizada a 12 km de Macapá, a Vila do Curiaú é outro ponto marcante de Macapá, formada por negros que fugiam dos maus tratos durante a construção da Fortaleza de São José.

 

Macapá fica localizada a 345 km de Belém do Pará, e o acesso mais rápido a cidade é através de avião, com o tempo de 40 minutos de vôo. A outra opção é chegar de navio, em 24 horas de viagem. Não existem rodovias ligando Macapá a outros estados brasileiros. Em breve, o Estado do Amapá ganhará o novo Aeroporto Internacional de Macapá, que terá 17 mil metros quadrados e capacidade para atender a 700 mil passageiros por ano. O atual aeroporto, com 2,9 mil metros quadrados e capacidade para 170 mil passageiros por ano, opera anualmente 324 mil passageiros.

 

Por Verônica Moschetta

 

 

Este site é operado pela Ponto Tur Viagens e Turismo. Copyright© 2006 Ponto Tur. Todos os direitos reservados.