Reservas de Hotéis Aluguel de Carro Passagens Aéreas
 Quem somos   |   Formas de Pagamento    |    Compromisso com o Menor Preço   |    Vantagens    |   Segurança    |   Privacidade
Passagens Aéreas Promocionais
Nacionais

Internacionais

No Exterior

Viajando para o Brasil

Viajando entre países

 

Nacionais

Internacionais

 

Brasil

Exterior

 

Seguro viagem

Passaporte

Vistos

Pacotes turisticos

Consulados
Hotéis em São Paulo

Embaixadas do Brasil

Mapa do Site

 

Dicas de Saúde

Guia do Passageiro

Bagagem

Alfândega

Viagens Exterior

Glossário

Chamadas a Cobrar

 

Londrina - PR

Importante pólo de desenvolvimento regional, Londrina exerce grande influência sobre todo o Paraná e região sul, sendo a segunda maior cidade do Paraná e a quarta maior cidade da Região Sul do Brasil.

 

O nome Londrina é uma homenagem à capital inglesa Londres, feita pelos colonizadores ingleses. Londrina surgiu em 1929 como primeiro posto de um projeto inglês de colonização. No dia 21 de agosto de 1929, chegou a primeira expedição da Companhia de Terras Norte do Paraná ao local denominado Patrimônio Três Bocas, onde se fincou o primeiro marco nas terras onde surgiria Londrina.

 

A famosa terra fértil da região, a terra roxa, tem esse nome em função dos colonos italianos que a chamavam de "terra rossa" (vermelha, em italiano) e toda a fertilidade da terra roxa vem do maior derrame de lavas vulcânicas do planeta, conhecido como Derrame de Trapp, que ocorreu em grande parte da região centro-sul do Brasil. Devido à cor da terra, é comum a denominação dos seus habitantes de "pés-vermelhos".

 

Graças a essa terra e a cafeicultura, Londrina já foi considerada a "Capital Mundial do Café". A região, no seu período áureo, junto com parte do Oeste do Paraná, já foi responsável por 60% do café produzido no mundo.

 

A agricultura continua a ser fundamental para Londrina, apesar de sua importância ter diminuído nos últimos anos. A atividade agrícola diversificou-se, e além no café, hoje se plantam milho, trigo, algodão, rami, feijão, amendoim, arroz, cana-de-açúcar, soja, frutas e hortaliças. O setor industrial não é muito expressivo, embora Londrina tenha um parque crescente que lida com tecelagem, confecções e agroindústria.

 

Londrina se destaca atualmente pelo setor de comércio e prestação de serviços. Possui uma das maiores universidades do país, a Universidade Estadual de Londrina, além de outras diversas faculdades privadas, inúmeros hospitais, restaurantes, bares e lojas. Hoje Londrina exerce grande influência no Sul do País e contribui muito para a economia brasileira, sendo o principal ponto de referência do Norte do Paraná. Londrina é uma cidade jovem, que cresce a cada dia com uma população formada por 40 etnias diferentes, provenientes de todas as partes do mundo. A isso se deve a riqueza cultural da cidade que está sempre aberta a todos que a visitam.

 

Visitando Londrina, vale a pena conferir o Autódromo Internacional Ayrton Senna - que abriga diversas competições ao longo do ano e Terminal Rodoviário de Londrina, construído todo em zinco e projetado por Oscar Niemeyer. O Lago Igapó, que permeia a cidade, a Mata dos Godoy, reserva de mata nativa que reúne diversas espécies animais e vegetais e o Parque Arthur Thomas, floresta urbana, remanescente da mata atlântica, que oferece trilhas para passeio, garantem uma boa quantidade de natureza e verde, mas é o Festival Internacional de Teatro de Londrina a principal atração da cidade. Criado em 1968 como um evento de grupos universitários locais, o FILO cumpriu um roteiro histórico-cultural, registrando através do teatro a travessia dos períodos sócio-políticos que marcaram as quatro últimas décadas do país. Em todo esse período, o evento local transformou-se e, passo a passo, alcançou caráter internacional, um palco de encontros e troca de conhecimentos. Londrina tornou-se um importante pólo produtor e difusor das artes cênicas. A cidade que aprendeu a apreciar e a respeitar a diversidade cultural, agora é conhecida e reconhecida como realizadora de um dos mais importantes e conceituados festivais do mundo.

 

Londrina está localizada na região norte do estado do Paraná, Brasil, e fica a 369 km de Curitiba.

 

Por Verônica Moschetta

 

 

Este site é operado pela Ponto Tur Viagens e Turismo. Copyright© 2006 Ponto Tur. Todos os direitos reservados.