Reservas de Hotéis Aluguel de Carro Passagens Aéreas
 Quem somos   |   Formas de Pagamento    |    Compromisso com o Menor Preço   |    Vantagens    |   Segurança    |   Privacidade
Passagens Aéreas Promocionais
Nacionais

Internacionais

No Exterior

Viajando para o Brasil

Viajando entre países

 

Nacionais

Internacionais

 

Brasil

Exterior

 

Seguro viagem

Passaporte

Vistos

Pacotes turisticos

Consulados
Hotéis em São Paulo

Embaixadas do Brasil

Mapa do Site

 

Dicas de Saúde

Guia do Passageiro

Bagagem

Alfândega

Viagens Exterior

Glossário

Chamadas a Cobrar

Ilhéus - BA

Ilhéus, a maior cidade do litoral sul da Bahia, teve o seu melhor momento no início do século XX com a produção de cacau. A história da cidade remonta a época das capitanias hereditárias, quando o nome de São Jorge dos Ilhéus foi dado ao local como uma homenagem ao donatário da então capitania e devido à quantidade de ilhas locais. Atualmente, Ilhéus tem sua economia baseada na agricultura, turismo e indústrias e também abriga um pólo de Informática, além de ser centro regional de serviços junto com Itabuna.

 

Aos visitantes, Ilhéus oferece o seu litoral - sendo as praias mais afamadas a Praia do Norte, Canabrava, Cururupe e a Praia da Concha - e a sua cultura, visto que foi berço de um dos maiores escritores da literatura mundial, o baiano Jorge Amado. Parte viva da sua obra, Ilhéus tem pontos turísticos que ficaram famosos nos livros e adaptações para TV, como o Bar Vesúvio e o cabaré Bataclã.

 

Considerada a atração principal da cidade, a Catedral de São Sebastião, localizada no centro de Ilhéus, na praça D. Eduardo, é um templo com vitrais artísticos, abóbadas e colunas no estilo neoclássico. O Convento e Igreja de Nossa Senhora da Piedade, que fica na Rua Madre Thaís, Alto do Ceará possui em sua área um colégio que funciona desde 1916, e a Igreja possui um sacrário riquíssimo, sendo um belo exemplar da arquitetura neogótica.

 

Ilhéus possui ainda um Cristo Redentor, com apenas 7,5m de altura, situado na entrada da barra e também existem algumas fazendas de cacau que podem ser visitadas, assim como a fábrica de chocolates.

 

A Baía de Ilhéus é uma enseada onde ficava o antigo porto, de onde saía o cacau exportado até os anos 50, e hoje é um ótimo lugar para se praticar esportes como windsurf, laser, hobby-cat e caiaques, alugados no local.

 

18 km ao sul de Ilhéus, está a Estância Hidromineral de Olivença, famosa por fontes de águas medicinais e que também oferece as belas praias do Balneário de Tororomba e festas populares.

 

No distrito de Castelo Novo, encontra-se a Lagoa Encantada, cercada de cachoeiras e da Mata Atlântica, e abastecida por diversos ribeirões, fazendo deslocar por seus 5 km de comprimento ilhotas de vegetação flutuante, que, aos olhos da população local, assemelham-se a mulas-sem-cabeça, lobisomens e outros seres, originando, assim, o nome do lugar.

 

Ainda nas imediações da Lagoa Encantada, em alguns trechos do Rio Almada, encontram-se várias quedas d'água de até seis metros de altura, que criam profundos buracos nas rochas. São chamadas de Caldeiras ou Saltos do Almada e podem atingir até 4 metros de profundidade.

 

A vista panorâmica da baía pode ser apreciada do Morro de Pernambuco, uma península que dá o maior alcance visual de Ilhéus. De lá, pode-se ver toda a baía com detalhes e também grandes extensões das praias do litoral sul, como a Praia da Concha, cujo acesso é feito por uma trilha pela lateral do morro.

 

Ilhéus sedia o Aeroporto Jorge Amado, que é portão de entrada para destinos muito procurados como Itabuna, Itacaré, Barra Grande, Canavieiras e Ilha de Comandatuba. Através de Itabuna, Itacaré e Canavieiras, há ligações rodoviárias para Ilhéus, e o principal acesso é pela BR-101 via Itabuna. A distância da capital Salvador é de 467 km pela BR-101 até Itabuna, depois, mais 32 km pela BR-415, de Itabuna até Ilhéus.

 

Por Verônica Moschetta

 

 

Este site é operado pela Ponto Tur Viagens e Turismo. Copyright© 2006 Ponto Tur. Todos os direitos reservados.