Reservas de Hotéis Aluguel de Carro Passagens Aéreas
 Quem somos   |   Formas de Pagamento    |    Compromisso com o Menor Preço   |    Vantagens    |   Segurança    |   Privacidade
Passagens Aéreas Promocionais
Nacionais

Internacionais

No Exterior

Viajando para o Brasil

Viajando entre países

 

Nacionais

Internacionais

 

Brasil

Exterior

 

Seguro viagem

Passaporte

Vistos

Pacotes turisticos

Consulados
Hotéis em São Paulo

Embaixadas do Brasil

Mapa do Site

 

Dicas de Saúde

Guia do Passageiro

Bagagem

Alfândega

Viagens Exterior

Glossário

Chamadas a Cobrar

Goiânia - GO

Goiânia é a capital do estado brasileiro de Goiás e foi fundada em 1933, para posteriormente substituir a Cidade de Goiás como capital do estado, em 1937.

 

A idéia da mudança da capital do Estado surgiu da necessidade de localizá-la, de acordo com os interesses econômicos goianos. A primeira capital goiana - Vila Boa, hoje denominada Cidade de Goiás, tinha sido escolhida, quando a província era centrada na extração do ouro. Posteriormente, a criação do gado e a agricultura passaram a ser fatores preponderantes no desenvolvimento. Inicialmente a capital abrigou um grupo de casas de funcionários do governo e não tardou a sair do papel através de um traçado urbanístico com ruas em forma de raio, tendo como centro a Praça Cívica, onde estão as sedes dos governos estadual e municipal - Palácio das Esmeraldas e Palácio das Campinas.

 

Goiânia, juntamente com a Capital Federal, forma o eixo Goiânia-Brasília e apresenta uma das maiores concentrações populacionais e consumidoras do país, com mais de 6 milhões de habitantes numa estreita faixa de 200 quilômetros de extensão, tornando-se assim, o terceiro maior aglomerado populacional do Brasil. A cidade situa-se no coração do Brasil e é praticamente eqüidistante de todos os outros estados brasileiros, tornando-se um centro estratégico para a indústria e as telecomunicações. Impulsionada originalmente pela pecuária e pela agricultura, a economia do município apoia-se hoje principalmente no comércio, na prestação de serviços e na produção industrial, sobretudo a de alimentos, vestuário, móveis e mineração.

 

Hoje, Goiânia é a primeira cidade com o maior número de carros por habitante no Brasil, cerca de 1 carro a cada 1,7 habitantes, mas, paradoxalmente conta também com maior número de praças do Brasil e o título de uma das cidades mais arborizadas. Apontada entre as sete cidades brasileiras com melhor qualidade de vida, Goiânia oferece belas praças, jardins e clubes que fazem parte de sua paisagem, onde ainda é possível se ver espécies da fauna e flora locais em meio ao movimentado trânsito cercado por concreto e asfalto.

 

Bosques como o dos Buritis e Botafogo, o Lago das Rosas, o Jardim Botânico e os Parques Ecológicos de Goiânia, Vaca Brava e do Areião, completam o quadro de um desenvolvimento em parceria com a natureza.

 

Já a fatia religiosa da cidade também de transformou em um movimentado ponto turístico. Os Painéis da Via Sacra, na Rodovia dos Romeiros, impressiona pela grandiosidade. São 16 km de extensão e 14 painéis de 10 m de largura por 4 m de altura do artista plástico Omar Souto, que retratam os principais momentos da paixão de Cristo.

 

Ainda nas artes, o Museu de Arte Contemporânea, o MAC, possui um acervo de 500 obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, objetos e reproduções. No mesmo local está a Escola de Artes Visuais e o Balé do Estado, outras manifestações explícitas da movimentada cultura de Goiânia.

 

Outro museu que chama a atenção pela arquitetura, o Museu Estadual Professor Zoroastro Artiaga com fachada art-déco, foi fundado em 1946 e seu acervo conta com documentos históricos, artefatos indígenas, utensílios antiqüíssimos, arte sacra e popular, objetos da época da Revolução Industrial, minerais, rochas, diversas peças artísticas e uma seção especializada em folclore.

 

As feiras também são imperdíveis. Para comprar roupas, produtos místicos, artesanato, doces e pratos típicos, a dica é a Feira da Lua, que funciona aos sábados na Praça Tamandaré, no Setor Oeste e no domingo a Feira Hippie, instalada em um ponto histórico da cidade, a antiga estação ferroviária, com vista para a Maria Fumaça. Outra feira bastante conhecida na cidade é a Cora Coralina, nome em homenagem a uma das mais talentosas poetisas e doceiras do Estado, e especializada em guloseimas, que fica na tradicional Rua do Lazer.

 

Situada no coração do Brasil, Goiânia fica a apenas 209 km da Capital Federal e a 360 km de Uberlândia, em Minas Gerais. O Aeroporto de Goiânia passará, em breve, por obras de modernização. Com capacidade para 600 mil passageiros por ano, recebeu 950 mil passageiros em 2004. Com o novo terminal, poderá receber dois milhões de usuários.

 

 

Por Verônica Moschetta

 

 

Este site é operado pela Ponto Tur Viagens e Turismo. Copyright© 2006 Ponto Tur. Todos os direitos reservados.