Reservas de Hotéis Aluguel de Carro Passagens Aéreas
 Quem somos   |   Formas de Pagamento    |    Compromisso com o Menor Preço   |    Vantagens    |   Segurança    |   Privacidade
Passagens Aéreas Promocionais
Nacionais

Internacionais

No Exterior

Viajando para o Brasil

Viajando entre países

 

Nacionais

Internacionais

 

Brasil

Exterior

 

Seguro viagem

Passaporte

Vistos

Pacotes turisticos

Consulados
Hotéis em São Paulo

Embaixadas do Brasil

Mapa do Site

 

Dicas de Saúde

Guia do Passageiro

Bagagem

Alfândega

Viagens Exterior

Glossário

Chamadas a Cobrar

Foz do Iguaçu - PR

Iguaçu, em tupi-guarani, significa “água grande”, e a vocação desta cidade está mesmo profundamente ligada à grandeza. O município de Foz do Iguaçu tem nos setores de turismo e comércio suas principais divisas, mas o cartão de visitas da cidade são as Cataratas do Iguaçu, um turbilhão de águas explodindo de uma altura que varia de 75 a 80 m com uma força descomunal. São 275 quedas de pura beleza e a maior queda d’água do mundo. A Garganta do Diabo é a maior das quedas e em época de cheias todas se unem formando um grande paredão. A melhor visão está no lado brasileiro, onde se pode ver todas as quedas, numa visão frontal, mas além dos mirantes, dá para ver as cataratas de helicóptero ou em barcos.

 

Uma lenda popular conta a origem das Cataratas de Foz do Iguaçu narrando um amor proibido entre os indígenas, em que o deus da tribo perde seu amor para um grande guerreiro. Furioso, entrou dentro da terra produzindo uma enorme fenda que resultou na catarata gigantesca. Envolvidos pelas águas, os amantes foram tragados pela imensa cachoeira: ela foi transformada em rocha logo abaixo da cachoeira, fustigada pelas águas revoltas, ele foi convertido em uma palmeira, situada à beira do abismo. Debaixo dessa palmeira existe uma gruta, de onde o monstro vingativo vigia eternamente suas vítimas...

 

O Parque Nacional do Iguaçu, tombado como Patrimônio da Humanidade, é uma atração que chama a atenção por sua flora, fauna, pelas exuberantes Cataratas e pelo exotismo do Parque das Aves, um santuário ecológico que alia ecoturismo com proteção ambiental, onde em viveiros no meio da vegetação, podem ser observadas mais de 500 espécies de aves nativas ou de outros continentes. Oferece ainda a aventura em caminhos rústicos por entre a mata subtropical e uma pedida interessante são as trilhas Poço Preto, Lagoa e Bananeira. Outro ícone de grandeza que impulsiona o turismo local é a Hidroelétrica de Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo em produção de energia, construída entre o Brasil e o Paraguai e que gera energia para as regiões sul, sudeste e centro-oeste do país. E, dentro do Complexo Turístico de Itaipu, o turista pode visitar o Ecomuseu, o Refúgio Biológico Bela Vista, podendo assistir à Iluminação Monumental da Usina. Outro passeio imperdível é ao Marco das Três Fronteiras, divisa do Brasil com o Paraguai e a Argentina, podendo-se apreciar os três marcos simultaneamente, além do encontro dos rios Iguaçu e Paraná. O Rio Iguaçu nasce em Curitiba e percorre 1.350 km até formar as maravilhosas cataratas. Após este espetáculo, o Rio Iguaçu encontra-se com as águas do Rio Paraná, formando a tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. As águas velozes do Rio Paraná também se transformam num grande lago tranqüilo, o Lago de Itaipu, rodeado de infra-estrutura de lazer como clubes, praias artificiais, marinas, balneários, parques e onde se encontra a Usina.

 

É quase impossível visitar Foz e não comprar alguma coisa. A Ponte da Amizade liga o Brasil ao Paraguai e é ponto de encontro de todo "sacoleiro". As ofertas são muitas em Ciudad del Este, no Paraguai. Tem tudo o que você possa imaginar, desde pequenas bobagens até os últimos lançamentos da Ásia, Estados Unidos e Europa. A cidade dispõe ainda de atrativos culturais, com ênfase para a arquitetura religiosa, com a Igreja Matriz, o Templo Budista e a Mesquita Muçulmana.

 

A região de Foz do Iguaçu pode ser considerada o centro e um dos principais portões de entrada do Mercosul. A cidade está a pouco mais de mil quilômetros das cidades mais importantes do cone sul e seu acesso fácil pode ser feito via terrestre, aérea e até fluvial. A distância pode ser percorrida em vôos de 30 a 50 minutos, dos principais aeroportos do país.

 

As principais ligações a Foz do Iguaçu são feitas pela BR-277. Foz do Iguaçu está situada, a 637 km de Curitiba na divisa entre Brasil, Argentina e Paraguai, formando um delta na união dos Rios Paraná e Iguaçu. Integrada à região trinacional, Foz do Iguaçu faz divisa com a cidade argentina de Puerto Iguazú e com a cidade paraguaia de Ciudad del Este. O Aeroporto Internacional de Foz está localizado no quilômetro 16 da BR 469, rodovia que dá acesso às Cataratas.

 

 

Por Verônica Moschetta

 

 

Este site é operado pela Ponto Tur Viagens e Turismo. Copyright© 2006 Ponto Tur. Todos os direitos reservados.