Reservas de Hotéis Aluguel de Carro Passagens Aéreas
 Quem somos   |   Formas de Pagamento    |    Compromisso com o Menor Preço   |    Vantagens    |   Segurança    |   Privacidade
Passagens Aéreas Promocionais
Nacionais

Internacionais

No Exterior

Viajando para o Brasil

Viajando entre países

 

Nacionais

Internacionais

 

Brasil

Exterior

 

Seguro viagem

Passaporte

Vistos

Pacotes turisticos

Consulados
Hotéis em São Paulo

Embaixadas do Brasil

Mapa do Site

 

Dicas de Saúde

Guia do Passageiro

Bagagem

Alfândega

Viagens Exterior

Glossário

Chamadas a Cobrar

Fortaleza - CE

Fortaleza, capital do Ceará, deve seu nome ao "Forte Schoonenborch", construído em 1649, pelo holandês Mathias Beck às margens do Rio Pajeú. Ainda no ano de sua fundação o Forte, que passou ao domínio da Coroa Portuguesa, recebeu o nome de "Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção".

 

O litoral de Fortaleza tem uma extensão total de 34 km com um total de 15 praias. A Praia da Barra do Ceará é a praia que faz o limite de Fortaleza com a cidade de Caucaia e tem esse nome por ser a foz do rio Ceará. A Praia de Iracema tem uma das noites mais agitadas e alguns importantes prédios históricos como a Igreja de São Pedro, o Estoril e a Ponte Metálica além de galerias de arte e o Centro Cultural Dragão do Mar. Na Praia do Meireles é onde se encontra a avenida "Beira Mar" que vai até o Mucuripe e o Clube Náutico é um importante marco desta praia. Acontece em frente deste clube, todos os dias, a feira de artesanato mais conhecida da cidade. O Mucuripe é famoso pela composição de Fagner que retrata a Jangada e o jangadeiro e por sua comunidade de pescadores e tem um movimentado mercado de peixes e mariscos. Logo adiante tem a Praia do Titãzinho que é famosa pela prática do surfe. A Praia do Futuro é uma das mais visitadas pelos turistas e tem uma longa extensão ocupada por muitas "barracas" que são restaurantes especializados em frutos do mar. Um evento típico de Fortaleza é a Caranquejada todas às quintas-feiras.

 

Fortaleza possui um comércio diversificado. A principal praça continua sendo o bairro Centro concentrando o maior número de estabelecimentos comerciais. Outro pólo importante de venda dos produtos industrializados em Fortaleza é a Avenida Monsenhor Tabosa, próxima ao pólo turístico da Praia de Iracema. Existem na cidade vários shoppings dentre os maiores tem-se o Iguatemi, North Shopping, Aldeota, Del Paseo, dentre outros. O artesanato cearense tem em Fortaleza seu principal marcado e vitrine. Na cidade existem vários lugares específicos para a venda de produtos artesanais tais como a Central de Artesanato do Ceará (CEART); o Centro de Turismo (EMCETUR); a Feira de Artesanato da Beira-Mar; o Mercado Central de Fortaleza; o Pólo Comercial da Avenida Monsenhor Tabosa. A diversidade do artesanato encontrado em Fortaleza é grande sendo mais característico os oriundos do couro, garrafas coloridas, cerâmica, cestarias e trançados, rendas de bilro entre outros. A rede de dormir também é bastante procurada nos mercados de artesanato.

 

As festas populares mais importantes são as que envolvem a Igreja Católica dentre elas o Carnaval, que em Fortaleza é comemorado com desfiles de escolas de samba e de Maracatu, a da padroeira Nossa Senhora da Assunção, em 15 de março, As Festas Juninas, e outras datas tradicionais. O Fortal e a Micareta no final de julho, junto com o Ceará Music no mês de outubro são os eventos musicais mais populares.

 

A vida cultural de Fortaleza é diversificada, com vários teatros, sendo o mais importante o Teatro José de Alencar, palco das obras mais relevantes de nossa cultura. O Museu do Ceará e o Museu de Fortaleza, no Farol do Mucuripe guardam artefatos significativos da memória fortalezense. As instituições mais relevantes e de maior passado histórico ainda presentes na vida da cidade são a Academia Cearense de Letras e o Instituto do Ceará. O Centro Cultural Dragão do Mar é atualmente o principal espaço cultural de Fortaleza. No CDMAC existem museus, teatro, planetário, cinemas, e espaços para apresentações públicas de cantadores, poetas, bandas e demais espetáculos. Fica no entorno de uma das áreas de fundação de Fortaleza com um patrimônio arquitetônico ainda preservado remanescente do tempo do algodão. A Casa de Juvenal Galeno é outra importante instituição cultural de Fortaleza que leva o nome de um dos mais importantes poetas nascido na cidade e abriga biblioteca e espaços para eventos e exposições. A Estação João Felipe é um dos marcos arquitetônicos de Fortaleza. O patrimônio arquitetônico está concentrado no centro da cidade. A Casa de José de Alencar é um destes patrimônios que apesar de distante do centro, é de grande valor histórico e cultural. Além da casa onde nasceu um dos maiores escritores do Brasil, Fortaleza guarda ainda outras belezas arquitetônicas como o Cine São Luiz onde todos os anos acontece o festival de cinema Cine Ceará e o prédio da Estação João Felipe, ponto de partida da estrada de ferro construída em 1877. A Praça do Ferreira é outro importante marco de Fortaleza, sendo esta praça o principal palco das manifestações histórias sociais e populares.

 

O Aeroporto Internacional Pinto Martins está situado no centro geográfico de Fortaleza. Passou por uma reforma completa em 1998 quando então passou a ser classificado como Internacional. Com esta ampliação sua capacidade chegou aos 2 milhões e meio de passageiros por ano. É a principal "porta de entrada" de Fortaleza para o turismo. Fortaleza está distante 537 km de Natal, no Rio Grande do Norte e 688 km de João Pessoa, na Paraíba. Pelo Piauí Parnaíba, o acesso é feito pela BR-402 e BR-222. A BR-020 dá acesso aos visitantes que vêm da região central do País, como Brasília. Já quem vem da Região Sudeste, do Rio de Janeiro, por exemplo, tem acesso pela BR-116. Do Rio Grande do Norte, a estrada que chega ao Ceará é a BR-304 e da Paraíba o caminho é a BR-230.

 

Por Verônica Moschetta

 

 

Este site é operado pela Ponto Tur Viagens e Turismo. Copyright© 2006 Ponto Tur. Todos os direitos reservados.