Reservas de Hotéis Aluguel de Carro Passagens Aéreas
 Quem somos   |   Formas de Pagamento    |    Compromisso com o Menor Preço   |    Vantagens    |   Segurança    |   Privacidade
Passagens Aéreas Promocionais
Nacionais

Internacionais

No Exterior

Viajando para o Brasil

Viajando entre países

 

Nacionais

Internacionais

 

Brasil

Exterior

 

Seguro viagem

Passaporte

Vistos

Pacotes turisticos

Consulados
Hotéis em São Paulo

Embaixadas do Brasil

Mapa do Site

 

Dicas de Saúde

Guia do Passageiro

Bagagem

Alfândega

Viagens Exterior

Glossário

Chamadas a Cobrar

Curitiba - PR

A hipótese mais provável que explica a origem do nome da cidade, Curitiba, afirma que esse é derivado da expressão indígena "cury'i ty(b) ba", que em língua guarani quer dizer "lugar onde existem pinheiros", destinando desde sempre a cidade à sua vocação de preservação do meio ambiente pelo qual é hoje reconhecida internacionalmente.

 

A cidade de Curitiba é especialmente afamada por suas soluções urbanas inovadoras. O sistema de ônibus de Curitiba é conhecido mundialmente e esse modelo tem inspirado experiências similares em cidades de diversos países e até gerou a instalação experimental de uma linha de "ligeirinho", como é chamado, em Nova York.

 

Medições recentes atestam que a área verde de Curitiba é de 51 m² por habitante, cerca de três vezes maior que a área mínima recomendada pela ONU e composta, basicamente, por parques municipais que protegem as matas dos principais rios locais, como o rio Barigüi e o rio Iguaçu.

 

Por todas as suas soluções urbanas, Curitiba foi recentemente recomendada pela Unesco como uma das cidades-modelo para a reconstrução das cidades do Afeganistão e na década de 1990, a cidade foi agraciada com o prêmio United Nations Environment Program - UNEP da ONU, considerado o prêmio máximo do meio ambiente no mundo.

 

Curitiba é capital e o centro econômico do estado do Paraná. A cidade concentra a maior porção da estrutura governamental do estado e importantes empresas nos setores de comércio, serviços e financeiro. Aproximadamente metade das 150 maiores empresas do estado estão sediadas na região metropolitana de Curitiba. Copel, HSBC, Cimento Rio Branco, Cooperativa Coamo, Paraná Previdência, Kraft Foods, TIM Sul, Sanepar, Renault, Audi, Volvo, Electrolux e Petrobrás são algumas das mais significativas. Curitiba é o segundo município que mais exportou no Paraná em 2005 e o terceiro da região sul.

 

Há muito que conhecer em Curitiba. A cidade tem 25 parques e bosques, sendo que vários deles são temáticos, homenageando as principais etnias formadoras do caldeirão cultural curitibano. Aqui, a Alemanha fica a cerca de 1 km da Polônia e o Japão fica no fim da Avenida que homenageia a Argentina. A Ucrânia e sua mais pura arquitetura estão em um parque que recebe o nome de Tingüi, homenagem aos índios que habitavam o território curitibano antes da chegada dos primeiros desbravadores europeus.

 

O Parque Barigüi é um dos maiores parques da cidade e um dos mais visitados e a Ópera de Arame, com estrutura tubular e teto transparente, é um dos símbolos emblemáticos de Curitiba e faz parte do Parque das Pedreiras juntamente com o Espaço Cultural Paulo Leminski.

 

Curitiba também conta com diversos museus, entre eles o Museu Paranaense, Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arte Sacra, Museu do Expedicionário, Museu de Arte Contemporânea, Museu da Imagem e do Som, Museu Alfredo Andersen, Museu Metropolitano de Arte de Curitiba e Museu de História Natural.

 

A Linha Turismo circula de terça-feira a domingo e contempla os principais pontos de interesse de Curitiba. As jardineiras circulam a cada 30 minutos, percorrendo uma distância aproximada de 40 quilômetros em cerda de duas horas e em cada ponto há uma breve parada para embarque e desembarque de passageiros. Mas na Praça Tiradentes, no Centro Histórico ou no calçadão Rua XV de Novembro, entre a Praça Santos Andrade e a Praça Osório, obrigatoriamente se deve andar a pé. Afinal, a XV é a primeira rua exclusiva para pedestres do país.

 

O Largo da Ordem é uma das mais antigas praças de Curitiba, e o coração do Setor Histórico de Curitiba além de ser um tradicional ponto de encontro. Abriga casarões reciclados em espaços culturais e pontos comerciais.

 

A Rua 24 horas foi criada em 1992, e é a primeira rua do país projetada em espaço fechado onde as lojas não fecham nunca, além de abrigar o primeiro Posto de Informações Turísticas 24h do Brasil.

 

O passeio de litorina ou de trem atravessa a Serra do Mar até Paranaguá com almoço típico, opção de passeio de barco, e retorno pela encantadora Serra da Graciosa, ou até Morretes e Antonina, cidades históricas onde pode ser degustado o prato típico "barreado".

 

O litoral do estado está a uma distância de 70 km de Curitiba. O acesso pode ser feito vindo por São Paulo, pela BR 116 e de Florianópolis pela BR 101. De Goiânia, Brasília ou cidades do Sudoeste Paulista ou ainda do Mato Grosso do sul, pela BR 376. De Assunção e Cuidad Del Leste, no Paraguai e de Porto Iguazu na Argentina, pela BR 277.

 

Por Verônica Moschetta

 

 

Este site é operado pela Ponto Tur Viagens e Turismo. Copyright© 2006 Ponto Tur. Todos os direitos reservados.