Reservas de Hotéis Aluguel de Carro Passagens Aéreas
 Quem somos   |   Formas de Pagamento    |    Compromisso com o Menor Preço   |    Vantagens    |   Segurança    |   Privacidade
Passagens Aéreas Promocionais
Nacionais

Internacionais

No Exterior

Viajando para o Brasil

Viajando entre países

 

Nacionais

Internacionais

 

Brasil

Exterior

 

Seguro viagem

Passaporte

Vistos

Pacotes turisticos

Consulados
Hotéis em São Paulo

Embaixadas do Brasil

Mapa do Site

 

Dicas de Saúde

Guia do Passageiro

Bagagem

Alfândega

Viagens Exterior

Glossário

Chamadas a Cobrar

Cuiabá - MT

O nome da capital do Mato Grosso, Cuiabá, tem origem na palavra indígena "ikuiapá", que significa lugar da flecha-arpão, ikuia significando flecha-arpão e pá, lugar. O nome designava uma localidade onde os bororós costumavam pescar com flecha-arpão, no córrego da Prainha, afluente da esquerda do Rio Cuiabá. Cuiabá é conhecida como o "Portal da Amazônia", por ser uma das principais portas do Pantanal e foi fundada em 1719 por bandeirantes às margens do córrego da Prainha, devido a descoberta de ouro neste local. Em 1909 que Cuiabá teve seu reconhecimento como Centro Geodésico da América do Sul, ou seja, ponto eqüidistante entre o Atlântico e o Pacífico.

 

A economia de Cuiabá hoje está centralizada no comércio e na indústria. No comércio, a representatividade é varejista e o setor industrial é representado, basicamente, pela agroindústria. Hoje reconhecida como pólo industrial do centro-oeste, Cuiabá é rota primordial para escoamento da produção de Mato Grosso para os grandes centros do Brasil, e se prepara para a implantação de vários mega-projetos, como a ligação ferroviária com o Porto de Santos, a conclusão da BR-163, a saída rodoviária para o Oceano Pacífico, a hidrovia do Paraguai, a Usina de Manso, a Termoelétrica e o Gasoduto.

 

Nos últimos anos vem se destacando o turismo em Cuiabá, por estar situada em uma região de grandes paisagens naturais, como a Chapada dos Guimarães e o Pantanal. Na cidade, vale uma visita á Casa da Cultura, espaço que hoje abriga a Secretaria Municipal de Cultura, a Biblioteca Municipal Manoel Cavalcanti Proença, e o Espaço Expositivo com o acervo de obras de artistas locais, a Banda e o Coral do Município. Imperdível também é o Antigo Mercado Municipal e do Peixe, de1899, que fica na margem esquerda do Rio Cuiabá e foi tombado em 1983 pelo Patrimônio. Em 1996, o Mercado do Peixe, passou por uma reforma com o objetivo de sediar o “Museu do Rio”- Hid Alfredo Scaf – que inclui ao lado do prédio centenário, o Aquário Municipal com espécies do Rio Cuiabá.

 

Ainda o Espaço do antigo Arsenal de Guerra do Sesc também foi totalmente restaurado para fins culturais e o Palácio da Instrução, localizado ao lado da Catedral Metropolitana abriga o Museu Histórico, Museu de Antropologia, Museu de História Natural e Biblioteca Estadual. O Museu Rondon, no Campus da UFMT é o principal museu sobre indigenismo do Mato Grosso e conta com uma mostra permanente das etnias mais representativas do Estado.

 

Outro ponto turístico de Cuiabá, a Igreja de São Benedito foi construída em 1722 em estilo barroco e o altar mor é em talha dourada, estilo rococó. É a mais antiga igreja de Cuiabá que guarda suas características originais.

 

O rio Cuiabá, que corta a cidade, divide dois municípios, Cuiabá e Várzea Grande e a Corrida de Reis é uma corrida de rua com percurso entre as duas cidades de 10 km, acontecendo há 22 anos. É homologada pela Confederação Brasileira de Atletismo e faz parte do calendário de atletas do Brasil e do mundo como uma das principais corridas do Brasil. A corrida possui esse nome por acontecer próxima ao Dia de Reis Magos, em seis de Janeiro.

 

Cuiabá é um entroncamento rodoviário-aéreo-fluvial, interligando o norte do Brasil e o oeste da América do Sul e fica distante 694 km de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul e 934 km de Goiânia, em Goiás. O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, está localizado a 10 km do centro de Cuiabá e atualmente, atende a mais de 500 mil passageiros por ano.

 

Por Verônica Moschetta

 

 

Este site é operado pela Ponto Tur Viagens e Turismo. Copyright© 2006 Ponto Tur. Todos os direitos reservados.