Reservas de Hotéis Aluguel de Carro Passagens Aéreas
 Quem somos   |   Formas de Pagamento    |    Compromisso com o Menor Preço   |    Vantagens    |   Segurança    |   Privacidade
Passagens Aéreas Promocionais
Nacionais

Internacionais

No Exterior

Viajando para o Brasil

Viajando entre países

 

Nacionais

Internacionais

 

Brasil

Exterior

 

Seguro viagem

Passaporte

Vistos

Pacotes turisticos

Consulados
Hotéis em São Paulo

Embaixadas do Brasil

Mapa do Site

 

Dicas de Saúde

Guia do Passageiro

Bagagem

Alfândega

Viagens Exterior

Glossário

Chamadas a Cobrar

Belo Horizonte - MG

Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, terceira maior cidade do Brasil, está localizada em ponto geográfico estratégico do país e das Américas, cercada pelas montanhas da Serra do Curral, que lhe servem de moldura natural e referência histórica.

 

A cidade se originou de uma pequena vila chamada Curral Del Rey, mas no final do século XIX, a então capital de Minas Gerais, Ouro Preto, apresentava dificuldades de acomodar uma expansão urbana, devido à sua localização. Isso gerou a necessidade da transferência da capital para outra localidade. Belo Horizonte nasceu da decisão de se construir uma nova cidade para tal fim.

 

Projetada pelo engenheiro Aarão Reis entre 1894 e 1897, Belo Horizonte foi a primeira cidade brasileira moderna planejada. Elementos chaves do seu traçado incluem uma malha perpendicular de ruas, cortadas por avenidas em diagonal, quarteirões de dimensões regulares, visadas privilegiadas, e uma avenida em torno de seu perímetro, a Avenida do Contorno. Outro aspecto interessante do projeto original é a abundância de parques e praças, com um grande parque municipal na área central.

 

Atualmente, Belo Horizonte é o principal centro de distribuição e processamento de uma região com importantes atividades de agricultura e mineração, bem como um importante pólo industrial, e hoje se define perfil de centro propício às atividades de prestação de serviços. Entre os principais produtos industriais se encontram aço e produtos derivados, automóveis e produtos têxteis. Ouro, manganês e pedras preciosas de regiões próximas no Estado são processados na cidade. Reconhecida também por abrigar instituições detentoras de excelência técnica e de conhecimento, a capital de Minas Gerais recebe recursos públicos e privados para se credenciar, cada vez mais, como pólo de diversificação econômica. A articulação de metas e de sinergia interna tem destaque especial nos setores de informática e biotecnologia. Destaca-se o apoio dado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio das incubadoras tecnológicas da Fumsoft e Biominas.

 

Belo Horizonte também é um grande centro cultural, com grandes universidades, museus, bibliotecas, espaços culturais, e uma das mais animadas vidas noturnas do país.

 

Distante 8 km do centro de Belo Horizonte está a Região da Pampulha, com um grande lago artificial, com belas e modernas residências. A Capela de São Francisco de Assis, localizada na beira do lago, projetada por Oscar Niemeyer e decorada com pinturas de Candido Portinari, recebeu jardins do paisagista Roberto Burle Marx. É também na Pampulha que se encontra o Mineirão, o segundo maior estádio de futebol do país; o Mineirinho, recorde de público mundial em uma partida de vôlei (cerca de 24 mil pessoas), a Casa do Baile, o Museu de Arte da Pampulha, o Parque Ecológico da Pampulha, o Jardim Botânico de Belo Horizonte e o Jardim Zoológico da cidade.

 

Subindo a Avenida Afonso Pena encontra-se o Mangabeiras, um dos bairros mais nobres de Belo Horizonte. Entre as grandes mansões e a serra do Curral está a Praça do Papa, batizada em função da visita do Papa João Paulo II, em 1980 e há também a Rua do Amendoim, que devido a uma ilusão de óptica, parece fazer os carros andar contra o sentido da gravidade. É onde se encontra a entrada para o Parque das Mangabeiras, grande reserva natural e local de entretenimento ao pé da Serra do Curral.

 

Não só um bairro, a Savassi é uma região tradicional de comércio na cidade e de vida noturna, com muitos clubes, restaurantes, casas de shows e boates. Engloba a Praça da Liberdade, um grande shopping - o Pátio Savassi - parte da Avenida do Contorno e o início da Avenida Nossa Senhora do Carmo de Belo Horizonte.

 

No centro de Belo Horizonte está o Mercado Central, centro de comércio e grande atração turística de Belo Horizonte. Outras construções históricas, a Igreja Boa Viagem, de estilo neogótico, erguida em 1932 e a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, em estilo gótico são algumas das mais belas edificações em Belo Horizonte. O Museu de Ciências Naturais PUC-MG possui o maior acervo de fósseis do Brasil com cerca de 62 mil peças enquanto o Museu de Artes e Ofícios foi criado para contar a história do trabalho no Brasil e o Museu de História Natural Jardim Botânico da UFMG é uma das maiores áreas verdes preservadas em BH. Ainda o Museu de Mineralogia conta com minerais de todo o mundo em exposição, somando cerca de três mil peças.

 

Belo Horizonte está localizada na região Sudeste, a 716 km de Brasília, 586 km de São Paulo, 444 km da cidade do Rio de Janeiro e a 850 m acima do nível do mar e é servida por uma malha viária (BR381, BR040 e BR262), e ferroviária que a liga aos principais centros e portos do país. Belo Horizonte é também o Portão de Entrada para cidades coloniais brasileiras, como Ouro Preto, Sabará, Congonhas e Tiradentes. Possui vôos de todas as capitais do Brasil através do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins). O Aeroporto da Pampulha conta com uma área de 1.827,600 metros quadrados, na região da Pampulha, e abriga 13 grandes oficinas de manutenção de aeronaves executivas, destacando-se como referência neste setor no Brasil. O Aeroporto de Carlos Prates é vocacionado para a aviação aerodesportiva, aviação geral de pequeno porte e a aviação de asa rotativa (helicópteros), além de ser um pólo formador de profissionais da aviação.

 

Por Verônica Moschetta

 

 

Este site é operado pela Ponto Tur Viagens e Turismo. Copyright© 2006 Ponto Tur. Todos os direitos reservados.